Startup do interior de Minas Gerais concorre a premiação global de inteligência artificial

É de uma cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, localizada em uma das regiões cafeeiras do interior de Minas Gerais, que partem as operações da startup candidata a ser a primeira inteiramente brasileira reconhecida em um dos mais importantes rankings globais para desenvolvedores de inteligência artificial. O fundador, Túlio Dias, reside em Alpinópolis, de onde gere a ChamaInbox, o empreendimento voltado a soluções inteligentes para o atendimento online e que foi convidado pela Forbes para participar da Forbes AI 50 2025. O resultado, com a lista das 50 startups de IA mais promissoras em todo o mundo, será publicado em abril.

“Eu fiquei, realmente, surpreso quando recebi o convite para participar de uma competição como essa, porque estamos falando de um ranking global, que envolve empresas como o próprio ChatGPT [da gigante norte-americana OpenAI]. Então, para a gente, isso representa um marco gigante, que estamos no caminho certo, impactando positivamente na vida das pessoas e contribuindo para o crescimento e aprimoramento do setor de inteligência artificial”, conta Túlio. 

Divulgação/ChamaInbox

O convite foi assinado por Dan Knight, que integra o conselho da premiação e é consultor de Operações e Estratégia de Negócios de umas das empresas parceiras da Forbes, a plataforma de dados e infraestrutura Meritech. Em troca de emails com Túlio, Knight destacou como a startup sul-mineira foi considerada para a seleção. “We have a dedicated research team striving to find qualifying companies across the globe, and that’s how we indentified ChamaInbox [em tradução livre: ‘Temos uma equipe de pesquisa dedicada que se esforça para encontrar empresas qualificadas em todo o mundo, e foi assim que identificamos a ChamaInbox’]”, escreveu.

Ex-aluno do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Túlio fundou sua startup em 2017 no município de Santa Rita do Sapucaí, também conhecida como Vale da Eletrônica, mas a versatilidade dos avanços conquistados em seis anos de operação possibilitou que o trabalho se tornasse remoto e ele pudesse usufruir dos benefícios de estar em sua cidade natal, a antiga Ventania, na microrregião de Passos, a cerca de 350 km da capital mineira, Belo Horizonte. Com clientes, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro, a ChamaInbox já viu passar pelo seu portfólio, aproximadamente, 1,4 mil empresas, entre as quais estão Natura, Colgate, Rock In Rio e a plataforma Clique e Retire

Nessa última, a Clique e Retire, que trabalha com guarda-volumes para eventos, o serviço por IA desenvolvido possibilitou que a empresa tivesse capacidade para atender, de forma humanizada e simultaneamente, até 10 mil reservas de compartimentos para armazenagem (“lockers”), facilitando um processo que seria impossível de ser solucionado apenas por equipes humanas e sem filas.  

Divulgação/ChamaInbox

Inteligência artificial como aliada do trabalho humano

Em se tratando das soluções que envolvem IA, um dos diferenciais da ChamaInBox é ter criado um padrão próprio de projeto para programas de computador, o chamado “builder” ou “construtor”, o que simplifica os processos para aplicação da chamada IA generativa, que pode ser treinada e aprender novos conteúdos, integrando as linguagens de computação e humana. Além disso, essa tecnologia pode se comunicar com qualquer aplicativo e tem aprovação oficial do grupo Meta para o WhatsApp, oferecendo mais segurança ao usuário tanto na qualidade do serviço quanto na estabilidade da ferramenta. Quem não tem esse aval pode ter o recurso bloqueado a qualquer momento.

O atendimento humanizado oferecido pela startup tem se consolidado como aliado na aplicação de formulários para pesquisa e ainda viabiliza a comunicação por meio de gravação de voz. Se o usuário preferir enviar um áudio ao invés de digitar, o chatbot da startup consegue compreender e responder textualmente com perfeição. Atualmente, Túlio e equipe trabalham em uma versão desse modelo que atenda diretamente pequenos negócios, que poderão acessar um programa para moldar a própria IA generativa por aplicativo de bate-papo.

Sempre entre os pioneiros

Logo no primeiro ano de operação, em 2017, a ChamaInbox foi uma das pioneiras na automatização do atendimento em um dos canais de bate-papo em rede social mais populares da época, o Facebook Messenger. Quatro anos depois, em 2021, a também se tornou uma das primeiras startups a ter o chatbot (termo que refere ao programa de atendimento virtual) integrado oficialmente com outra plataforma do atual grupo Meta, o Instagram

Em 2022, a ChamaInbox lançou uma solução com IA para redução do risco de contágio por doenças, como a Covid-19, por meio do monitoramento de uso de máscaras, higienização das mãos e fluxo de pessoas. A inovação teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

Sobre o ranking global

Em 2024, o Forbes AI 50 recebeu em torno de 1,9 mil inscrições, o dobro em relação a 2023, e as startups contempladas, entre as quais estão OpenAI, Midjourney e Notion, eram sediadas na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Não há taxa de participação e entre os dados considerados estão o uso técnico de IA por meio de um algoritmo quantitativo e painéis de julgamento qualitativos.

Daniela Ayres
(35) 9.9985-9682
[email protected]
By King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também!